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A mentalidade ‘eu posso fazer qualquer coisa’ em uma central de atendimento

A mentalidade ‘eu posso fazer qualquer coisa’ em uma central de atendimento

Uma mentalidade é uma maneira de pensar que influencia seu comportamento e visão da vida. Nesse sentido, alguém com mentalidade de vítima, por exemplo, pode pensar: “o mundo está contra mim, coisas ruins sempre acontecem comigo”, enquanto alguém com mentalidade de herói pode pensar “posso superar meus desafios”. Esse tipo de pensamento faz toda a diferença no desempenho dos profissionais que trabalham em uma central de atendimento.

Com uma mentalidade de ‘eu posso fazer qualquer coisa’, as pessoas acreditam em suas habilidades, têm uma atitude otimista e esperam criar um bom futuro. Ao mesmo tempo, isso impacta positivamente seu nível de felicidade e bem-estar geral.

Vamos dar uma olhada em algumas das características de uma mentalidade ‘eu posso fazer qualquer coisa’.

Produtividade no call center: como é a mentalidade de ‘eu posso fazer qualquer coisa’?

Uma mentalidade positiva pode ser uma ferramenta poderosa para o sucesso na vida. A crença de que é possível superar desafios e alcançar os objetivos é conhecida como mentalidade ‘eu posso fazer qualquer coisa’. Ela pode ajudar a manter a motivação e alcançar todo o potencial de uma pessoa.

As pessoas que pensam ‘eu posso fazer qualquer coisa’ refletem positivamente sobre si mesmas e sobre o mundo. Isso porque, elas olham para o lado positivo e sabem que, com dois resultados possíveis, sendo um negativo e outro positivo, podem escolher aquele que lhes parece o mais promissor.

Mas isso não significa que aqueles com essa mentalidade vivem em um mundo cor de rosa, ignoram os problemas ou negligenciam o hoje. Na realidade, a ideia é pensar de maneira positiva sobre si e o mundo, mas sem deixar de trabalhar questões pessoais que possam causar impactos negativos. 

Benefícios de uma mentalidade ‘posso fazer qualquer coisa’ na central de atendimento

Acreditar que o seu time tem livre arbítrio para alcançar e fazer as coisas acontecerem tem muito poder. Ademais, uma atitude em que se espera que coisas boas aconteçam também é vantajosa para a saúde de quem a pratica.

Mas a mentalidade ‘posso fazer qualquer coisa’ vai muito além de melhorar o clima dentro da operação de uma central de atendimento e possibilitar melhores atendimentos. Ela empodera cada operador a iniciar uma jornada de transformação de dentro para fora, como pessoas.  

A seguir, confira os benefícios excepcionais para a saúde e bem-estar geral.

Aumento da autoestima

A autoestima descreve como cada pessoa se vê. É o senso de valor e uma maneira de determinar se ela se sente bem e gosta de quem é. Com uma atitude de ‘eu posso fazer qualquer coisa’, é mais provável que se tenha uma boa autoestima. Isso porque, confia-se em suas habilidades e acredita que pode fazer as coisas acontecerem.

Em pesquisas recentes, cientistas descobriram que atos de bondade aumentam a autoestima de jovens adultos. Os pesquisadores conduziram o estudo com base em questionários de 681 participantes. O objetivo era determinar como a autoestima estava associada a atos de bondade para com a família, amigos e estranhos. 

Os resultados mostraram que todos os atos de bondade melhoraram a autoestima. Curiosamente, atos para com estranhos, por exemplo, por meio de voluntariado, tiveram um efeito positivo maior do que ações pró-sociais que ajudaram familiares ou amigos. O entendimento é que os adolescentes saíram com mais senso de autocompetência depois de se voluntariar e se doar.

Maiores níveis de confiança

Pessoas com autoconfiança são mais resistentes ao estresse. Ainda, elas não se comparam com os outros, têm um desempenho melhor e estabelecem limites para se manterem saudáveis.

Perspectiva futura positiva

Quando se acredita que se pode fazer qualquer coisa, o futuro é visto de uma maneira positiva. Além disso, empregar o pensamento futuro positivo e imaginar que algum dia os sonhos se tornarão realidade resulta em maior inspiração para alcançar objetivos de longo prazo.

Motivação aumentada

Embora dizer a alguém que essa pessoa é ótima possa parecer benéfico, na realidade não é. Às vezes, gestores elogiam quem está na operação dessa maneira. Em vez de dizer “você é tão inteligente”, por exemplo, é melhor falar: “você trabalhou tanto nisso, parabéns”.

Dessa forma, você enaltece tanto as hard quanto as soft skills, estimulando os agentes a trabalharem mais e melhor.

Vida longa

O otimismo também está associado a uma longevidade excepcional. Em um estudo recente, cientistas descobriram que níveis mais altos de otimismo estavam associados a uma expectativa de vida mais longa (11% a 15% mais longa, em média) e maiores chances de longevidade.

Essas associações foram significativas em duas cortes independentes e de magnitude semelhante em homens e mulheres. Como o aumento da expectativa de saúde, geralmente, correlaciona-se com o aumento da expectativa de vida, seus resultados parecem sugerir que o otimismo pode ser um recurso importante na promoção do envelhecimento saudável e da resiliência.

Como cultivar a atitude de ‘eu posso fazer qualquer coisa’ em uma central de atendimento?

Pessoas com uma mentalidade positiva tendem a ser mais resilientes, motivadas e bem-sucedidas do que aquelas com mentalidade negativa. 

Imagine que os operadores são sementes com potencial para se transformarem em uma árvore alta e frondosa. No entanto, as condições em que elas foram plantadas determinarão como será o crescimento. 

Se a semente estiver em solo contaminado, pobre em nutrientes e com acesso limitado à luz solar e à água, terá dificuldade para crescer em todo o seu potencial. Mas se ela for plantada em solo fértil com luz e água abundantes, poderá prosperar e alcançar novos patamares.

Prover um solo de qualidade, onde essas sementes conseguirão se desenvolver com sucesso, começa com o oferecimento de um bom ambiente de trabalho, onde o profissional tenha vontade de fincar suas raízes. E a nutrição é realizada por meio de treinamentos e capacitações, além de feedbacks reais, porém, não ofensivos. 

Isso significa que a gestão acredita no potencial dos colaboradores, que têm a segurança para perseguir seus objetivos, mesmo diante de desafios e contratempos. Trata-se de ver as dificuldades de uma ligação difícil como oportunidades para aprender e crescer, e não como obstáculos para o sucesso.

Assim como uma semente precisa das condições certas para crescer, cultivar uma mentalidade de ‘eu posso fazer qualquer coisa’ requer esforço e prática. É importante que os gestores incentivem essa visão para os membros do time do call center.

Embora nem todos acreditem que tudo é possível, pensar que algumas coisas são possíveis pode ser útil. Assim, ao invés de um operador pensar que o seu NPS precisa crescer 50% em seis meses, por exemplo, um aumento mais real e escalado mês a mês é mais simples de ser alcançado.

Call center: como estimular o desenvolvimento de uma mentalidade ‘eu posso fazer qualquer coisa’

Desenvolver essa mentalidade requer esforço e prática. Veja, abaixo, algumas dicas de como implantá-la em uma equipe de atendimento:

  1. Estabeleça metas claras: ter metas claras dá algo para trabalhar e ajuda a manter o foco. Certifique-se de que os objetivos traçados por cada operador sejam específicos, mensuráveis ​​e alcançáveis;
  2. Desafie crenças limitantes: muitas pessoas têm crenças limitantes que as impedem. Então, identifique qualquer conversa negativa ou crenças limitantes que os colaboradores tenham e desafie-as. Substitua-as por afirmações e crenças positivas;
  3. Cerque-se de influências positivas: o time precisa se cercar de pessoas que o eleve e inspire. Aqui, pode valer a pena contar com a ajuda de mentores ou pessoas afins que compartilhem seus objetivos e valores;
  4. Pratique a gratidão: cultivar uma mentalidade de gratidão pode ajudar a equipe a se concentrar nos aspectos positivos da vida. Faça com que o time se reúna com frequência para trocar ideias e refletir sobre o que eles são gratos;
  5. Aceite o fracasso: o fracasso é uma parte natural do processo de aprendizagem. Então, em vez de temer o fracasso, seus colaboradores precisam abraçá-lo como uma oportunidade de aprender e crescer.

Ao estabelecer metas claras, desafiar crenças limitantes, cercar-se de influências positivas, praticar a gratidão e abraçar o fracasso, é possível criar as condições que permitam que a operação cresça e atinja todo o seu potencial.

Portanto, em essência, uma mentalidade de ‘eu posso fazer qualquer coisa’ é uma crença no potencial e uma vontade de fazer o esforço necessário para atingir os objetivos. Ainda, é ver possibilidades onde outros veem limitações e perseverar diante das adversidades. 

Com essa mentalidade, o time do call center será capaz de superar desafios, alcançar o sucesso e viver uma vida plena. Não deixe de ler o nosso próximo post!

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