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Alexandre Faria

Como unir a Tecnologia e as Pessoas

TecnologiA e Calor Humano. Essas são as premissas que guiam a atuação da AeC no mercado e não poderia ser diferente na gestão de pessoas da empresa.

Unir o melhor dos dois mundos, disseminar a cultura organizacional para mais de 40 mil colaboradores, promover oportunidade de crescimento e fomentar um ambiente inovador, ágil e saudável em uma empresa que atua em 10 cidades de setes estados do Brasil não são tarefas fáceis.

Contudo, na AeC, o cuidado com as pessoas está sempre em primeiro lugar. E o grande embaixador desta prioridade é claro, o Diretor de Pessoas da empresa, Alexandre Faria.

Com quase 20 anos de história na AeC, Faria iniciou sua carreira ainda como atendente nas operações da AeC em BH e ao longo de sua trajetória pôde observar e aprender os princípios e valores da empresa.

Com formação em Administração, Recursos Humanos e Direito, Alexandre falou para o Blog da AeC, e acumula, além da Diretoria de Pessoas da AeC, a direção da Associação Brasileira de Recursos Humanos de MG e Membro Executivo da Academia Europeia da Alta Gestão com sede em Portugal. Aqui, ele falou sobre os desafios da gestão de pessoas, o futuro do trabalho com a consolidação do home office, a forte cultura organizacional da AeC e as tendências para o mercado. Confira!

[AeC] O que você enxerga como o maior diferencial da AeC na Gestão de Pessoas?

[Alexandre] O maior diferencial é, sem dúvidas, o cuidado com as pessoas. A AeC é uma empresa de mais de 40 mil colaboradores e nossa força de trabalho depende de propósito, motivação, engajamento e capacitação.

Nosso setor é responsável pelo primeiro contato de milhões de jovens com o mundo do trabalho e temos o dever de prover a estes jovens, a melhor experiência e a oportunidade de se desenvolver e amadurecer.

Este dever é muito claro e encarado com muito comprometimento por toda a empresa e sabemos que uma estrutura de qualidade e um clima saudável são os principais motores dessa experiência.

Um outro grande diferencial da AeC é sua cultura. Nossos princípios, valores, objetivos e resultados são sempre, amplamente compartilhados. Todos na AeC têm vez e voz e estamos sempre na frente em políticas de inclusão e diversidade.

[AeC] Defina o que, para a Diretoria de Pessoas da AeC, significa TecnologiAeCalorHumano

[Alexandre] TecnologiAeCalor Humano significam que é possível fazer uma gestão de pessoas inovadora, ágil e otimizada sem abrir mão da sensibilidade e do cuidado com nossos colaboradores.

As áreas de Recursos Humanos estão enfrentando, no geral, o desafio de se adaptarem às tecnologias de gestão sem perder a sua essência. É necessário que estas áreas entendam as necessidades do core business das empresas. Entender as reais demandas do público interno, dos clientes, da alta gestão da organização e encontrar um denominador comum.

Sendo assim, este mix de tecnologia e pessoas é o que torna a AeC uma empresa não só diferenciada na sua gestão, mas também, e principalmente, na entrega da melhor solução para os nossos clientes. É preciso saber aliar forças: o que de melhor a tecnologia tem a oferecer com o que de melhor as pessoas podem fazer (e aprender a fazer) para oferecer a melhor experiência ao colaborador e também ao cliente.

[AeC] A AeC tem um número expressivo de promoções por ano e você mesmo é um super exemplo deste plano de carreira da empresa. Como Diretor de Pessoas e especialista na área, quais são as suas dicas para um profissional evoluir na carreira?

[Alexandre] A evolução de um profissional depende mais do perfil desta pessoa do que das oportunidades que se apresentam.

Se diferenciar por suas habilidades é o primeiro passo, mas há também que se esforçar para desenvolver aquilo que achamos mais desafiador em nós mesmos.

Eu tive grandes exemplos de líderes em que me espelhei ao longo destes anos. Em todos eles, a humildade, a visão inovadora, a coragem e o posicionamento firme frente àquilo que se acredita, me inspiraram. O senso prático é também um grande diferencial. Saber e conseguir medir a eficiência do que se faz é importantíssimo para quem quer construir uma carreira de sucesso.

[AeC] Com todas as transformações dos últimos anos (em virtude da Pandemia de Covid-19), em especial no universo do trabalho, quais são, para você, as tendências para o futuro?

[Alexandre] Dentre todas as questões e respostas que surgiram nos últimos anos, uma coisa é certa: o futuro será dinâmico, diverso e inclusivo. Não há como falar em futuro do trabalho sem falarmos em oportunidade para todos.

A tecnologia foi (é e será) uma grande aliada neste momento em que mudamos rapidamente o regime de presencial para remoto e este é um caminho sem volta.

O que imagino, a médio prazo, é um formato híbrido e mais flexível quando nos referimos a horários, carga-horária e afins. Contudo, temos ainda um grande desafio em ajustar legislações trabalhistas, modelos de gestão (e autogestão), meios de comunicação, estruturas físicas, entre demais aspectos.

O mercado avançou muito nos últimos dois anos e isso se deu, principalmente, por uma necessidade maior. Agora, é hora de planejar de fato e desenhar novos processos e novos modelos para o futuro.

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