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Guia completo: tudo o que você precisa saber sobre Customer Centric

Como pode-se perceber ao longo dos últimos anos, o relacionamento com o cliente sofreu diversas mudanças e isso impactou diretamente na estratégia das empresas. Abordagens que antes eram diretas e sem embasamento de dados, hoje não são bem-vindas. Agora, o cliente deve ser o centro de todas as decisões e o termo que define essa estratégia é o Customer Centric.

O Customer Centric não é apenas uma estratégia, é uma cultura organizacional que possui impacto em todas as frentes do negócio. Seja no atendimento, nas ações de marketing, vendas e até mesmo no endomarketing.

Portanto, soluções e iniciativas voltadas para melhorar a experiência do cliente e mantê-lo ativo, estão cada vez mais presentes. 

Neste artigo, você vai saber tudo sobre o Customer Centric e sobre como aplicá-lo em seu negócio. Boa leitura!

Antes de mais nada, o que é Customer Centric?

O conceito de Customer Centric pode ser resumido em garantir uma experiência positiva ao cliente, considerando suas necessidades e expectativas em primeiro lugar.

Essa estratégia se tornou relevante após anos de estudo do comportamento das pessoas, além de pesquisas que apoiaram essa informação. 

Segundo dados da Salesforce, 66% dos clientes entrevistados esperam que a empresa entenda suas necessidades e dedique ações específicas para elas.  

De acordo com uma pesquisa da Redpoint Global, compradores estão se tornando cada vez mais digitais e suas expectativas em relação à personalização também estão aumentando. Estima-se que 49% das pessoas sentem-se motivadas a comprar devido à personalização das ofertas.

A Investopedia afirma que ações personalizadas de acordo com o comportamento do cliente garantem a atração e fidelização de clientes.

Por que o Customer Centric é importante para o negócio?

De fato, não é novidade pra ninguém que está cada vez mais difícil encontrar e converter clientes e, normalmente, esse processo é caro e demanda grande esforço de uma equipe. 

Estudiosos da área explicam que a estratégia vem justamente para reduzir o custo de aquisição de novos clientes (CAC), visto que é muito mais caro do que manter engajada a base já existente. Em 2014, a Harvard Business Review constatou que adquirir um novo cliente é de cinco a 25 vezes mais caro do que manter um existente. Apesar de ser um dado antigo, essa informação perdura até os dias de hoje e não é novidade pra ninguém. 

Outro fato é que o cliente abandona uma marca na mesma velocidade em que ele se tornou fiel, fazendo com que a estratégia de fidelização se torne mais importante. O que confirma isso é o dado da PWC que diz que um em cada três clientes deixará uma marca que ama, após uma experiência ruim.

Além disso, após o COVID-19, a conveniência se tornou mais importante e isso se aplica em diversas formas. Em resumo, a experiência do cliente precisa ser simples e conveniente, do início ao fim. Segundo uma pesquisa da Forbes, a conveniência é uma forma comprovada de competir mesmo que você não ofereça o preço mais baixo.

A recompensa desse esforço é a retenção e fidelização. Além disso, garante que seus clientes sintam-se confiantes e confortáveis ao interagir com a sua marca, já que eles sabem que não terão dificuldades e atritos ao resolver problemas como devolução de produtos, pedido, reembolso, entrega rápida em pedidos online, entre outros.

Leia também:

Gestão da experiência com o cliente, você faz?

Qual a relação da experiência do cliente com o planejamento financeiro?

3 vantagens do Customer Centric

Como vimos anteriormente, o Customer Centric é uma estratégia que visa manter a cartela de clientes ativa e, consequentemente, reduzir o CAC (custo de aquisição de novos clientes). Além disso, o Customer Centric pode apresentar outras vantagens: 

Diferencial competitivo

Como podemos perceber até aqui, consumidores estão dispostos a pagar um valor superior se eles sabem que vão ter um serviço excelente de customer service. Segundo dados da Microsoft, 7 em cada 10 consumidores dizem que pagariam mais caro para fazer negócios com uma empresa que oferece um ótimo serviço de atendimento.

A Forbes trouxe um dado que coincide com o que foi apresentado pela Microsoft, onde 52% dos 1.000 entrevistados afirmam que pagariam mais caro se soubessem que receberiam uma boa experiência. 

Brand Awareness, ou reconhecimento de marca 

Empresas que oferecem serviços personalizados tendem a se destacar no mercado, já que conseguem afetar a visão que um cliente tem da empresa e, por sua vez, interferir na forma como ele se relaciona com ela.

Maior lucratividade

Sem dúvidas, a consequência que todo empreendedor espera das suas estratégias! 

Também podemos citar outras vantagens como aumento da satisfação e retenção dos clientes, melhoria na prospecção de oportunidades, aumento do ticket médio e Lifetime Value (valor no ciclo de vida do cliente). Alguma dúvida de que o Customer Centric é a estratégia ideal para potencializar seu negócio?

Como aplicar o Customer Centric no negócio?

Agora que você já sabe o que é o Customer Centric, é hora de colocar em prática o conceito! Preparamos um guia que pode te ajudar nesse processo.

Conheça a fundo as características do seu cliente 

Para poder proporcionar experiências personalizadas, é preciso conhecer as necessidades, dores e expectativas dos seus clientes. Isso significa que você precisa contar com ferramentas que tenham as informações atualizadas do seu cliente para que você possa extrair os insights certos.

Conheça os caminhos da jornada do seu cliente

Mapear a jornada do cliente deve ser sua prioridade para entender o comportamento do seu cliente em cada etapa e assim, determinar estratégias específicas para o momento certo.   

Torne o Customer Centric como uma cultura organizacional 

É importante que todos os setores respirem o Customer Centric e demandem esforços com esse foco. Confira algumas dicas:

  • Realize grupos de estudo relacionados ao assunto;
  • Demonstre o impacto da cultura Customer Centric na prática;
  • Crie processos voltados à estratégia Customer Centric em todos os setores;
  • Disponibilize os feedbacks dos clientes para que seus colaboradores tenham acesso.

O apoio que o seu negócio precisa

Em resumo, a cultura Customer Centric é algo que não acontece da noite para o dia e necessita um trabalho conjunto de todos os colaboradores e uma solução que apoie seu negócio em todas as etapas.
Conheça a AeC e todas as soluções para personalizar o seu atendimento e tornar o Customer Centric uma realidade para sua empresa.

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