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ESG

Veja como a AeC ajustou processos e inovou em busca da adequação ao ESG

O ESG surgiu no mercado financeiro como uma forma de medir o impacto que as ações de sustentabilidade geram nos resultados das empresas.

As práticas de ESG representam uma mudança de paradigma nas empresas, tornando-se parte de seus valores, tanto na gestão como no atendimento ao cliente, entre outros setores. 

A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Esse é um compromisso que as empresas têm firmado com o objetivo de promover uma atuação mais sustentável. 

As inovações – principalmente aquelas que permitem que empresas se tornem mais éticas e responsáveis – são responsáveis por trazer soluções para processos, produtos, serviços e até mesmo modelos de negócios ambientalmente corretos. 

Esse movimento resulta em mais atração de investidores, retenção de talentos, valorização da marca, entre outros ganhos diretos e indiretos. Por isso, a adoção de práticas de ESG é tão importante.

Desafio

Não é simples estar à frente de iniciativas que promovam ações inovadoras, e esse é um desafio constante na AeC, que tem a inovação em seu DNA. 

Uma empresa como a AeC, com mais de 45 mil funcionários pelo Brasil, não pode simplesmente tomar decisões repentinamente, ao mesmo tempo em que a inovação é um dos pilares da companhia. 

Portanto, o maior desafio foi conciliar a agilidade na implementação do ESG aos processos burocráticos importantes, de forma a garantir que as iniciativas seriam de fato levadas a cabo. 

Desenvolvimento do projeto

O primeiro passo foi fazer um diagnóstico para compreender a maturidade da companhia nos temas referentes à governança social e ambiental, identificando possíveis gaps a serem superados e podendo, então, traçar uma estratégia precisa.

Após o diagnóstico, a AeC identificou a necessidade de criar uma área focada nos pilares sociais e de governança, além de uma área de definição de metas e iniciativas, e análise da integração com outros setores da empresa.

Nossas práticas ESG fomentam o que está no nosso DNA: acolher, inserir e valorizar populações vulneráveis, liderando a transformação das comunidades que nos inserimos.

A preocupação com o pilar Social é colocada em prática por ações como:

  • Caravana do Bem – Por Elas; 
  • Caravana do Bem – Abraçando o Mundo;
  • Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão.

Essas iniciativas não foram pensadas somente para o bem-estar dos colaboradores, mas também na comunidade como um todo. 

Caravana do Bem –  Por Elas

Em parceria com associações locais de acolhimento às mulheres em situação de abuso, o programa oferece um curso de capacitação para estas mulheres e as encaminha para a iniciativa privada, as apoiando a conquistar visibilidade e oportunidade profissional.

Com o “Por Elas”, já capacitamos 70 mulheres, abrindo novas oportunidades para elas e garantindo um futuro mais justo e seguro para todas!

Caravana do Bem – Abraçando o Mundo

Em parceria com o Instituto Adus, que acolhe e orienta na documentação dos refugiados do Brasil, a AeC oferece cursos de capacitação. Estas pessoas são encaminhadas para vagas em empresas parceiras do instituto e vagas da AeC. Atualmente, temos mais de 10 colaboradores advindos do projeto.

Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão

A partir da criação de um comitê para tratar de assuntos sociais dentro da empresa, são promovidas ações como a Semana da Diversidade, em que são discutidos temas importantes acerca de grupos de minorizados, garantindo que todos possam entender melhor os valores da companhia.

Além disso, na AeC, é assegurado o direito de uso do nome social às pessoas trans e/ou não-binárias. Foram incluídas, também, pautas sobre perda auditiva, uma condição que pode atingir pessoas que trabalham ao telefone.

Essas ações visam manter a AeC na vanguarda, assegurando mais felicidade e engajamento do time e reforçando a cultura organizacional. É importante ressaltar que colaboradores felizes fazem entregas muito melhores, o que se reflete na retenção e até mesmo na atração de novos talentos.

Já no pilar de governança, nosso Programa de Compliance funcionou como uma ferramenta de fomento à cultura organizacional ética.

A AeC no mercado

A AeC é uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia e desenvolvimento de projetos de relacionamento com clientes e outsourcing de processos de negócio (BPO). 

Fundada em 1992, a empresa oferece serviços de Contact Center (humano e digital), atendendo empresas de diversos segmentos, como telecomunicações, financeiro, varejo, governo e serviços de saúde, entre outros. 

A empresa também atua na área de Consultoria e Gestão, oferecendo serviços, soluções e produtos, Consultoria e Gerenciamento de Projetos, Outsourcing e Desenvolvimento de sistemas sob medida, criando soluções inovadoras para facilitar o dia a dia de milhões de consumidores.

A AeC é a maior empresa de relacionamento com clientes do Brasil, sendo considerada, há sete anos consecutivos, a Melhor Empresa de Serviços do país pelo Prêmio Época 360°. Atualmente, conta com mais de 45 mil colaboradores trabalhando em 17 unidades distribuídas em 11 cidades de 7 estados do Brasil.

Como um dos diferenciais competitivos, a AeC possui expertise em atendimento ao cliente e, por ser originalmente uma empresa de tecnologia, atualmente é referência no desenvolvimento de soluções que conciliam atendimento humano e digital.

Quer se destacar em seu segmento com resultados de excelência em sua central de atendimento ao cliente? Entre em contato com a equipe da AeC!

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