AeC Logotipo
XCaaS: uma solução para atendimento ao cliente

XCaaS: uma solução para atendimento ao cliente

O aumento da competitividade no mercado vem crescendo bastante, devido a novidades tecnológicas. Uma que vem ganhando destaque é o XCaaS, que permite integrar comunicação tanto com colaboradores como com clientes em nuvem. 

Ela traz uma série de benefícios, como a agilidade no atendimento ao cliente independentemente do local onde as pessoas estão. Ainda, é excelente para a época em que vivemos, já que o home office e o trabalho híbrido vieram para ficar.  

Quer entender melhor o que é e quais os benefícios do XCaaS? Continue a leitura deste artigo.

O que é o XCaaS?

A definição mais encontrada para a sigla XCaaS, atualmente, é eXperience Communications as a Service. No entanto, também é possível localizar identificações alternativas, que tentam simplificar a ideia do que ela significa de fato. É o caso de Any Communication As a Service.  

Essas nomenclaturas podem variar um pouco dependendo de quais são as empresas responsáveis pelo serviço. Apesar disso, a proposta é, basicamente, ser uma solução integrada de comunicação interna e externa em nuvem.

Assim, o conceito de XCaaS é proporcionar soluções que permitem às empresas atender às necessidades de comunicação de todos os funcionários — enquanto trabalham juntos para oferecer a melhor experiência ao cliente.

O foco do XCaaS é reunir em um único local aplicações tão variadas quanto aquelas destinadas ao Customer Relationship Management (CRM), gestão de horas de trabalho, bate-papo em equipe e ferramentas para videoconferência. Isso para citar apenas alguns exemplos. 

Ademais, como os recursos ficam todos em nuvem, é uma ótima solução para a atualidade. Desse modo, com as organizações investindo para manter o trabalho remoto ou híbrido, inclusive em áreas como a central de atendimento, integrar todos esses serviços deixa a atuação delas mais prática. 

O que o XCaaS ajuda a resolver?

Ter de repetir informações pessoais diversas vezes em um mesmo contato é algo desestimulante para os consumidores. Além disso, pode demonstrar despreparo de empresas para lidar com o atendimento ao cliente. O XCaaS contribui para resolver essa questão.

Com ele, as comunicações e interações prévias ficam sincronizadas. Isso diminui a necessidade das histórias serem contadas e reiteradas para a central de atendimento

A mesma sincronia é aplicada aos colaboradores no sistema. Então, dado que há um único diretório de informações em toda a empresa, as atualizações e trocas de dados entre equipes acontecem em tempo real e sem dificuldades. 

Vale destacar que o XCaaS também contribui muito para a satisfação da equipe, ao ser mais simples, rápido e eficaz do que contar com diferentes sistemas independentes. Isso é particularmente importante em momentos como o atual, em que há grande movimentação de profissionais em busca de qualidade de vida

Outro detalhe interessante do XCaaS é que, nele, existem também benefícios direcionados a algumas áreas, por exemplo, as aplicações de políticas destinadas a vários usuários de modo simples e rápido é uma vantagem, já que economiza tempo da equipe de Tecnologia da Informação. 

O mesmo vale para integrações e exclusões de novos participantes da plataforma, pois os usuários são adicionados ou retirados de todos os sistemas simultaneamente, se assim for desejado. 

Quais os benefícios do XCaaS?

Como vimos, o XCaaS ajuda a evitar a busca por informações de clientes e colaboradores em diferentes lugares. Esse é um problema que se apresentou com a evolução da tecnologia tempos atrás, quando ferramentas como CRM e ERP podem ter sido implementadas de forma não sincronizada.

Mais do que isso, como uma única plataforma que disponibiliza todos os serviços necessários, um dos benefícios do XCaaS para as empresas é reduzir a quantidade de fornecedores de tecnologia. 

Com a reunião de múltiplas soluções que a empresa demanda em uma única plataforma, há maior praticidade no cotidiano. Além disso, são grandes as chances desse pacote resultar em uma contratação mais econômica do que se tivesse que negociar com vários parceiros de negócios.

Outro atrativo é trazido pelo funcionamento em nuvem. Por isso, conta com capacidade para propiciar uma experiência diferenciada para funcionários e clientes, independentemente da região de onde estão acessando o serviço da empresa. 

Reforço em segurança

Voltando a falar da área de TI, o XCaaS é bastante benéfico na hora de aprimorar a segurança da empresa. Isso porque, nesse caso, é necessário lidar com uma única plataforma. Isso ajuda a ter os mesmos protocolos de segurança em todos os serviços e ficar sempre atualizado de modo bastante prático. 

Além disso, todos os sistemas utilizados pelos usuários são compatíveis de fábrica. Então, é reduzido o risco de travamentos e lentidão no uso diário da plataforma.Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de outras novidades tecnológicas que colaboram para aprimorar o atendimento ao cliente? Vale a pena conferir o nosso artigo sobre Customer Experience: como oferecer um atendimento de qualidade.

Assuntos relacionados


Copyright 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Olivas Digital