AeC Logotipo
AeC - Melhor Empresa de Serviços pela Época 360°

Como a AeC tornou-se líder no setor de serviços no prêmio 360º

Depois de vencer os efeitos da pandemia de covid-19, a AeC tira proveito tanto do trabalho remoto como do presencial

A pesquisa Época NEGÓCIOS 360º avaliou 410 empresas com faturamento de, ao menos, R$ 250 milhões em 2022. Além da Empresa do Ano, também foram escolhidas as melhores companhias em 24 setores. Conheça, a seguir, a vencedora no setor de Serviços. A edição do Anuário 360º já está nas bancas, no site e no aplicativo Globo +.

Melhores de Serviços
1˚ AeC Centro de Contatos
2˚ Grupo Vamos
3˚ Localiza&Co
4˚ Movida
5˚ Arcadis
6˚ EABR
7˚ Unidas
8˚ Mills
9˚ Progen
10˚ Correios

AeC Centro de Contatos
Data de fundação: 1992
Nº de funcionários: 43.069
Sede: Minas Gerais
Receita líquida 2022: R$ 1,5 bilhão
Origem do capital: Brasil

Raphael Duailibi
Cargo: Presidente
Formação: Administração
Idade: 49
Desde quando está na presidência da Empresa: 2020

Começo de 2020. Raphael Duailibi tinha acabado de assumir a presidência da AeC e já se via numa verdadeira situação de guerra, a do mundo contra a pandemia da covid-19. O isolamento das pessoas era obrigatório para conter o contágio. Problemão para uma prestadora de consultoria e de serviços de contato entre empresas e seus clientes, com um exército, na época, de 25 mil funcionários – hoje são mais de 43 mil. Era uma questão de logística e de investir mais em equipamentos – uma vantagem de concentrar pessoas num grande centro é poder dividir o uso das máquinas ao longo de todo o dia.

“A AeC foi das pioneiras em implantar o home office em larga escala”, afirma Duailibi, hoje livre das tensões daquele tempo. Vencido o desafio com grande investimento em equipamentos e soluções de computação em nuvem, segurança cibernética e gestão descentralizada do trabalho, tudo em poucas semanas, a AeC desfrutou depois de vantagens de ter 80% do pessoal em home office. Abriu-se a possibilidade de atrair profissionais qualificados, como universitários capazes agora de conciliar estudo e trabalho. Pais com filhos pequenos também. Pessoas com deficiência.

Em 2022, a pandemia arrefeceu e foi possível retomar gradualmente o trabalho presencial, agora com um modelo de gestão amadurecido, capaz de aproveitar vantagens de ter o pessoal mais próximo ou remoto. Hoje, 40% das operações são feitas em home office, preferência de clientes nativas digitais e telecom, por exemplo, e 60% presenciais, como querem clientes do setor bancário. Para atender estes, foi preciso construir novos espaços, de modo a abrigar a mão de obra antes mantida em home office.

Assim, a AeC chega pela oitava vez seguida como campeã de Serviços do Época NEGÓCIOS 360º, com primeiro lugar no setor em três desafios (Inovação, Visão de Futuro e ESG/Socioambiental). Um segundo lugar em Desempenho Financeiro coroa números consistentes do balanço. (…)

Com 31 anos de história e 17 unidades concentradas nas Regiões Nordeste e Sudeste, mas com atuação nacional, a AeC tem presença forte no interior do país. Movimenta a economia fora dos grandes centros urbanos, cria empregos e gera renda. Em Juazeiro do Norte (CE) e em Arapiraca (AL), um a cada dez trabalhadores CLT é colaborador da AeC. Em Campina Grande (PB), um terço dos jovens contratados com carteira assinada são funcionários da empresa; e em Mossoró (RN), 20% dos jovens empregados também fazem parte do quadro da AeC.

Baseada no lema tecnologia e calor humano, a AeC busca aliar inovação, práticas sustentáveis e cuidado com as pessoas. Em 2022, adotou mais projetos e ações para garantir equidade de gênero e inclusão. Hoje, 67% dos colaboradores são mulheres; 68% se declaram pretos ou pardos; e 23% pertencem à comunidade LGBTQI+, o dobro do número registrado em censo anterior.

Os resultados por setor
Negócios 360º – Serviços — Foto: Época Negócios

Publicado em:

Assuntos relacionados


Copyright 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Olivas Digital