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Agosto Lilás

Agosto Lilás: Call Center capacita mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Montes Claros

Este mês, quando se reforça o movimento de conscientização para o fim da violência contra a mulher – Agosto Lilás, a AeC, maior empresa brasileira de contact center, concluiu a capacitação profissional de mais de 200 mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Montes Claro, por meio do projeto “Caravana do Bem Por Elas”. Algumas delas foram contratadas pela própria empresa.

 O projeto tem o propósito de capacitar mulheres, preparando-as para o retorno ou ingresso inicial ao mercado de trabalho e terem independência financeira. Esse projeto é um reforço a cultura da AeC de diversidade – a organização se preocupa em promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida das comunidades onde atua.

Em Montes Claros, a “Caravana do Bem Por Elas” é uma parceria da AeC com a Fundação Fé e Alegria, que funciona na cidade. Já foram investidos quase R$ 40 mil na formação dessas mulheres na área de informática. O foco é ser uma empresa que cuida das pessoas, e nesse processo, está no radar o fortalecimento profissional das mulheres. O time feminino é expressivo nas operações e resultados.

Uma das maiores geradoras de empregos do Brasil, a AeC quer aumentar essa relevância das mulheres em sua estrutura organizacional. Para isso, mantém o projeto “Mentoria Liderança Feminina”, criado para valorizar e preparar as mulheres em cargos de liderança para os desafios da carreira e da sucessão.

Cabe mencionar que o programa de mentoria é resultado dos esforços do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão da AeC para promover um ambiente de trabalho harmônico, diverso e inclusivo. Os mentores são diretores, executivos e gerentes da empresa que recebem treinamento especializado e orientação de uma consultoria externa de diversidade, equidade e inclusão (DE&I).

O Agosto Lilás, campanha criada em alusão a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, é uma iniciativa importante nos esforços para inibir os casos de violência doméstica no Brasil. Trata-se de uma importante campanha considerando os números ainda alarmantes de violência contra a mulher. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 35 mulheres foram agredidas física ou verbalmente por minuto no Brasil em 2022. Ano passado, segundo o instituto, 18,6 milhões (28,9%) de mulheres relataram ser vítimas de algum tipo de violência ou agressão, e 51 mil mulheres sofreram violência diariamente. Assim, é cada dia mais essencial prover recursos para que mulheres consigam mais independência financeira, e, assim, possam escolher ficar ou não em relacionamentos com seus parceiros.

Caravana do Bem 

O “Caravana do Bem Por Elas” é uma derivação do programa de voluntariado da AeC, o “Caravela do Bem”. Criado em 2013, esse programa tem o objetivo de conscientizar os colaboradores da empresa sobre a importância de ajudar o próximo das mais variadas formas. Para isso, foi criado um fundo social no qual os funcionários contribuem com cotas de R$ 5 e R$ 10, os valores são descontados dos salários. A AeC contribui com o dobro do valor que é arrecadado. O montante é revertido em doações a creches, casas de repouso, hospitais e diversas instituições sociais nas localidades onde a AeC atua.

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