AeC Logotipo
impacto do home office

O impacto do home office na economia e a inclusão digital

Nós já estamos há quase 8 meses em isolamento social. Apesar de parte de o comércio já ter voltado aos seus estabelecimentos, ainda vivemos um contexto onde muitos trabalhadores estão produzindo remotamente.

O impacto do home office na economia vai muito além da simples desocupação de imóveis e diminuição do tráfego nas ruas, restaurantes e transportes. Muita gente passou a ter uma nova perspectiva de crescimento, graças a esse novo modelo de trabalho.

Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo esse artigo!

O impacto do home office na economia das famílias

De acordo com o IBGE, em agosto de 2020, 8,3 milhões de pessoas estavam trabalhando de casa. Isso significa que todo esse pessoal não estava – e boa parte ainda não está – se deslocando.

Logo, os impactos positivos são claramente notados pelas famílias que tiveram o custo de transporte e alimentação reduzido, enquanto trabalha de casa. Além de economizarem o tempo que gastavam para se deslocar até o trabalho.

Sabemos que há pessoas que gastam cerca de 4 ou até 6 horas por dia no trânsito, sendo obrigadas a levantar muito cedo da cama e terem menos tempo com a família ou para si mesmas. Então, além de um dinheiro a mais, a qualidade de vida é direta e positivamente impactada por horas a menos no trânsito.

Outra vantagem do trabalho em home office é a oportunidade de empresas empregarem em outras cidades; interiores onde o emprego formal nem sempre é uma realidade para a maioria. Assim, será possível “espalhar” a empregabilidade, podendo-se refletir em todo o país.

Assim, podemos dizer que a evolução para o home office, só tem a beneficiar o mercado de trabalho.

A inclusão digital no home office

Outro impacto muito significativo foi a inclusão digital de famílias que não tinham acesso de qualidade à internet. Com o trabalho remoto, empresas emprestaram equipamentos, como computadores ou notebooks e até forneceram internet em alguns casos, como ocorreu na AeC. Foram mais de 10 mil equipamentos fornecidos para 80% dos colaboradores que entraram em home office.

Então, colaboradores que não tinham condições de voltar aos estudos, fazer uma faculdade ou outros cursos profissionalizantes, passaram a ter essa oportunidade. Com mais tempo disponível e com infraestrutura em casa, foi possível começar a estudar à distância e voltar a sonhar grande, além de poder tirar alguns projetos pessoais do papel.

O impacto do home office nas empresas

Uma empresa precisa saber valorizar as pessoas e o seu bem-estar. Isso faz com que o time se sinta motivado e feliz no trabalho. Permite que os colaboradores enxerguem mais oportunidades na própria empresa, gerando satisfação e felicidade. Tudo isso contribui para um trabalho de ainda mais qualidade.

Isso pode ser visto por um exemplo concreto de que é possível. No caso d AeC teve o índice de felicidade – que já era alto – aumentado de 94% para 96,4% durante o ano de 2020 (em plena pandemia). Esse resultado se deu pelo fato de a empresa conseguir, de forma orquestrada e estruturada, garantir que maior parte de seus colaboradores pudessem trabalhar de seus lares.

A aplicação do home office para as empresas

Muitas empresas têm dificuldade para implementar o home office em seus escritórios. Isso pode acontecer por falta confiança nas pessoas ou de estrutura organizacional.

O primeiro motivo é fácil de contornar: a partir do momento em que você dá essa oportunidade para os seus colaboradores, oferece estrutura e demonstra que confia, pode estar certo de que será retribuído com produtividade, compromisso e zelo pelos equipamentos da empresa.

Confiar nas pessoas é o primeiro passo para que uma empresa tenha bons resultados, independentemente de você implementar ou não o home office. Afinal, todos ali estão trabalhando pelo bem comum, que é a satisfação dos clientes e a entrega de um serviço ou produto de qualidade.

O segundo motivo, a falta de estrutura organizacional, pode ser resolvido com a estruturação de um departamento de suporte em Tecnologia da Informação (TI). Assim, é possível implementar um sistema de controle de patrimônio, aquisição, manutenção e logística dos equipamentos que serão emprestados.

Atendimento ao cliente em home office

Se você precisa de uma estrutura um pouco mais robusta, para garantir a segurança dos dados (para estar de acordo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)), garantir não violar nenhum dos direitos do trabalhador, fornecendo segurança e ergonomia, além de segurança para o seu cliente, procure o apoio de uma empresa especialista em atendimento.

Isso vai te ajudar a contratar e operacionalizar o atendimento sem riscos para sua empresa, para o colaborador e para o seu cliente, além de você poder contar com tecnologia de ponta, gestão inteligente de pessoas e garantia de satisfação. Assim, a relação é positiva para todas as partes envolvidas.

Demais tendências do mundo dos negócios

Hoje você conheceu um pouco dos impactos do home offiice na economia e na vida das pessoas e empresas. Mas, se você quiser ficar por dentro das tendências do mundo dos negócios, siga-nos no LinkedIn! Lá a gente sempre posta sempre conteúdos interessantes: temas atualmente discutidos e o que acontece na AeC!

Assuntos relacionados


Copyright 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Olivas Digital