AeC Logotipo
5G

Como preparar o atendimento ao cliente para o 5G

O 5G é uma das tecnologias mais aguardadas nos últimos anos. Não é para menos: a nova geração de rede sem fio promete mudar a forma como as pessoas usam a internet. Já presente em vários países, o Brasil deve aproveitar seus benefícios em breve, o que vai afetar diretamente o atendimento ao cliente.

Conexões muito mais rápidas, menor latência e capacidade de conexão com um milhão de dispositivos por quilômetro quadrado — essa é a promessa do 5G. Até o fim de 2022, é esperado um alcance de mais de um bilhão de conexões em todo o mundo. As previsões de como tudo isso vai influenciar a rotina das pessoas estão a todo vapor e o 5G promete beneficiar principalmente as empresas.

Em um mundo pós-pandemia, vimos a expansão dos negócios on-line e a mudança de comportamento do cliente. As relações comerciais migraram exponencialmente para o universo digital, então o que esperar da chegada do 5G para customer experience? Como a nova tecnologia irá impactar o atendimento ao cliente? Vamos explorar essas questões neste post!

O que é o 5G?

O 5G é uma nova geração das redes de internet móvel que promete mais velocidade na recepção e transferência de dados, com maior cobertura e conexão mais estável. Já presente em vários países, essa tecnologia tem sido muito aguardada no Brasil pela promessa de acabar com a má qualidade de sinal que afeta a experiência dos usuários, principalmente em locais de cobertura fraca.

Enquanto as redes móveis alcançam atualmente uma média de 45 Mbps (megabit por segundo), o 5G tem potencial para chegar a 10 Gbps (gigabit por segundo). A expectativa é que a navegação seja até 100 vezes mais rápida do que a média disponível hoje.

Outra proposta da nova rede é permitir que mais aparelhos se conectem ao mesmo tempo dentro do espectro de rádio. Espera-se que a nova tecnologia consiga até um milhão de acessos simultâneos por metro quadrado.

O que mudará nas redes móveis?

Sem dúvidas, o 5G representa um salto na qualidade do padrão de redes móveis que temos no Brasil até então. Inclusive, mesmo as redes domésticas poderão ser substituídas no futuro, criando novos planos e serviços nas operadoras de telecomunicações, tamanho é o desempenho esperado dessa tecnologia.

A latência, que é o tempo para receber os dados, pode chegar a menos de 1 milissegundo, em comparação com os atuais 50 milissegundos do 4G. O acesso se tornará tão rápido que será possível baixar um filme em questão de segundos. Nesse caminho, o customer experience deve ganhar novos patamares, favorecendo inclusive o uso de chamadas de vídeos no atendimento ao cliente.

Com a expansão da Internet das Coisas (IoT), também haverá um avanço no uso de dispositivos e objetos inteligentes. Assim como o 5G, outra tecnologia em testes há anos é o carro automatizado, que ganha um reforço para funcionar sozinho com menos risco de acidentes. Afinal, estímulos mais rápidos vão facilitar as respostas aos comandos digitais.

O 5G vai melhorar ainda a disponibilidade de redes, não só pela capacidade de conectar-se a uma quantidade maior de aparelhos, mas também porque tem maior alcance espacial. Assim, mais aparelhos poderão permanecer conectados, mesmo em locais de difícil acesso, como nas estradas.

Como as empresas podem se preparar para o 5G

Enquanto a tecnologia é sempre uma aliada na conquista de mercado e fidelização de clientes, as empresas precisam fazer a sua parte. Compreender as necessidades e o comportamento do cliente é apenas o começo para tratar os diversos silos presentes nas estruturas organizacionais.

Não basta apenas esperar uma rede mais rápida, mas utilizar informações do negócio a favor dos processos. Nesse sentido, há algumas estratégias que já podem ser adotadas para se preparar para o 5G. Separamos algumas delas para colocar em prática no seu atendimento!

Criação de atendimento híbrido

As vendas no ponto de venda (PDV) precisam estar conectadas de forma inteligente às compras on-line, em um modelo híbrido de atendimento ao cliente. Ter um sistema que controle todo o processo eleva o customer experience, ampliando as possibilidades de atendimento.

Já é possível fazer compras no e-commerce e retirar produtos na loja física, por exemplo. O suporte por telefone ou chat integrado a um sistema unificado também favorece o acesso às informações e assim por diante.

Adoção de tecnologias modernas

O ponto-chave das estratégias é unificar o acesso aos dados no funil de vendas, aproveitando tecnologias como inteligência artificial para personalizar experiências. Para isso, é necessário olhar para as ferramentas utilizadas no negócio e identificar onde há defasagem. Então, busque implementar aquelas que serão necessárias para fazer bom uso dos benefícios do 5G nas estratégias.

Mudança de cultura interna

Os gestores precisam instruir a adoção de uma nova cultura entre as equipes, para garantir a aplicação de novos modelos de negócio e manter a produtividade no atendimento. Os vendedores no PDV devem estar prontos para continuar o atendimento ao cliente que compra on-line, assim como a equipe em um contact center precisa ter os meios necessários para proporcionar um bom suporte.

Treinamentos e busca de profissionais especializados

Treinamentos e contratação de especialistas para fazer a transição são pontos de atenção na transformação digital. Os funcionários atuais passam a entender suas funções nas mudanças de processo, bem como a forma de se relacionar com as tecnologias. Ao mesmo tempo, a busca por profissionais específicos, como engenheiros e cientistas de dados, se torna uma adição cada vez mais importante.

Diante de todas essas mudanças de processos e na evolução da tecnologia, o comportamento do cliente é fator decisivo. Entender de onde vem o consumidor, quais são seus hábitos e como ele quer ser atendido faz toda a diferença para se preparar para a chegada do 5G. Afinal, é o que vai direcionar a adoção das tecnologias adequadas para a recepção dos sinais da nova rede.

A transformação do suporte e atendimento ao cliente

A chegada do 5G é uma revolução para o atendimento ao cliente, melhorando drasticamente os serviços prestados. Para o customer experience, significa, ao mesmo tempo, o surgimento de novos desafios para satisfazer as expectativas em serviços e respostas de forma mais rápida.

Ao se preparar para o novo mundo digital, muitos desses desafios podem ser superados de antemão. É o caso da mudança de modelos de negócio, preparo das equipes, mudança de cultura e adaptação da infraestrutura, com sistemas, servidores e até computadores adaptados para a nova realidade.

São fatores que afetam diretamente o atendimento ao cliente e, por mais que exijam alto investimento financeiro e de tempo, agregam valor competitivo ao negócio. Estar pronto para uma nova ordem mundial formado pelo 5G coloca as empresas à frente da concorrência, gerando valor percebido pelos consumidores. Conheça algumas dessas vantagens:

Melhor tratamento de dados

Atualmente, as empresas precisam tratar uma enorme quantidade de dados com segurança. Com a facilidade para coletar e processar essas informações, o 5G vai permitir que as empresas proporcionem um customer experience mais eficiente e confiável, evitando atrasos nos acessos e melhorando o atendimento.

Experiências imersivas

As experiências imersivas de realidade aumentada e virtual precisam de uma velocidade apropriada na rede para entregar interações com bom desempenho. O 5G vai permitir essa melhoria na criação dos conteúdos interativos em níveis sem precedentes.

Personalização da jornada em tempo real

Um atendimento ao cliente personalizado gera maior identificação com a marca. Esse tipo de estratégia já é muito adotado nas empresas e, com o 5G, deve ganhar novos ares inclusive no atendimento presencial.

Os vendedores terão acesso instantâneo à informação, conseguindo proporcionar um serviço mais dinâmico e direcionado no PDV. Tecnologias como IoT e NFC também ajudam a elevar o customer experience e até a capacidade de atendimento da empresa.

Melhoria das chamadas e do atendimento em vídeo

Atualmente, é comum entrar em contato com o suporte de atendimento ao cliente e a ligação cair devido à instabilidade de sinal. Isso acontece principalmente quando o contato ocorre entre regiões afastadas ou com baixa cobertura de sinal.

Embora o atendente muitas vezes se disponha a retornar o contato diante dessa possibilidade, é um inconveniente que atrapalha a experiência do cliente. Além disso, é um processo mais custoso para as empresas, até por tomar mais tempo no chamado. O 5G vai permitir acabar com esse tipo de situação.

Da mesma forma, chamadas de vídeo exigem uma qualidade ainda maior na conexão. O novo formato de rede vai quebrar barreiras, permitindo que o atendimento ao cliente possa ser feito por videochamadas sem interrupções por conta da internet.

Expansão dos dispositivos inteligentes (IoT)

A latência do 5G vai melhorar a qualidade dos dispositivos inteligentes, além de permitir novas funcionalidades para a IoT. Isso porque vai reduzir os riscos e aumentar a confiança no controle remoto desses aparelhos.

Na medicina, por exemplo, ficará mais fácil utilizar os dispositivos wearables para realizar diagnósticos e controlar tratamentos por sensores, assim como os dispositivos smart home terão mais capacidade para prever necessidades de manutenção. Cabe citar até o caso dos carros automáticos, que terão riscos de acidentes reduzidos devido à velocidade de sinal nos comandos.

Maior capacidade de solucionar problemas pelo autoatendimento

Mais uma vantagem do 5G para as equipes de suporte é a melhoria na capacidade de resolver problemas. O suporte terá acesso mais rápido às informações, proporcionando um atendimento ao cliente com mais qualidade, até melhor do que o presencial. Além disso, haverá um ganho no tempo gasto com o cliente, permitindo atender a uma quantidade maior de chamados.

Mudanças no comportamento do cliente refletem em novas exigências

Com novas possibilidades para expandir customer experience, faz sentido que o público espere mais do relacionamento com as empresas. Os ganhos e benefícios do 5G devem refletir no comportamento do cliente, que se tornará mais exigente com a entrega e qualidade dos serviços prestados.

Diante de tantas possibilidades e novidades, a ideia é permitir que o cliente se integre ainda mais nos processos. Haverá diversas possibilidades e oportunidades para satisfazê-lo e criar menos ruído possível na comunicação. Os destaques ficam por conta da experiência omnichannel, do autoatendimento e da velocidade nas respostas.

Suporte Omnichannel

Para os consumidores, uma das principais dificuldades atualmente é passar por um atendimento integrado, continuando o atendimento em canais diferentes. A experiência omnichannel já é possível em muitas empresas, mas ainda há muita perda de informação na migração de um formato de suporte para outro.

O 5G tem tudo para transformar esse processo, colocando a qualidade do suporte onmnichannel em evidência. Portanto, as empresas terão que adaptar suas frentes de atendimento para reduzir os ruídos e falhas de comunicação entre os variados tipos de atendimento que disponibiliza. O atendimento presencial, por exemplo, deverá ser capaz de reconhecer a evolução de um caso iniciado no call center ou pelo atendimento em aplicativos.

Correção de problemas por conta própria

Quanto menos necessidade de entrar em contato com o suporte, melhor se torna a experiência do consumidor. As empresas precisam disponibilizar meios para que o próprio cliente consiga resolver situações ou mesmo reduzir a interação com a equipe de atendimento.

Há várias soluções disponíveis para esse fim, como as soluções de inteligência artificial para chats e o acesso a manuais práticos de suporte. A presença de um guia de instruções virtual diminui os chamados e reduz os inconvenientes para o cliente ter seus problemas resolvidos.

Respostas mais rápidas

As novas velocidades disponíveis pelo 5G vão transformar toda a cadeia de atendimento ao cliente e quem ficar para trás poderá perder espaço na concorrência. Os consumidores se tornam mais exigentes com a qualidade das entregas, querendo resoluções mais rápidas e respostas imediatas.

Por isso, é fundamental contar com equipes bem treinadas e capacitadas para encontrar as soluções dos problemas o mais rápido possível, tornando-os especialistas de negócio. O avanço da tecnologia deve refletir na qualidade da equipe, que precisa ser cada vez mais eficiente para alcançar a satisfação do consumidor.

A transformação do atendimento deve ser prioridade nas estratégias de negócios quando falamos em 5G e tecnologia. A cada nova tendência de mercado, novos sentimentos de urgência surgem nos consumidores, refletindo no que eles esperam do relacionamento. 

Por isso, as empresas devem se preparar desde já para a chegada dos novos sinais de redes móveis, indo ao encontro com a evolução do comportamento do cliente.

Assuntos relacionados


Copyright 2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Olivas Digital