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Felicidade gera resultados: saiba como a AeC motiva equipes

Felicidade gera resultados: saiba como a AeC motiva equipes

A AeC, uma empresa que foca essencialmente em tecnologia e calor humano, segue empenhada em satisfazer seus colaboradores. O objetivo, tanto em relação às atividades presenciais quanto online, é deixar o ambiente de trabalho feliz e divertido.

Agora, como será que ela desenvolve esse processo? Neste texto, você fica sabendo mais sobre desafios, estratégias e benefícios encontrados pela companhia nessa vivência.

Entenda como foi construído um lugar em que as pessoas desejam realizar suas atividades profissionais, o que é essencial para manter talentos e também entregar um atendimento de excelência para o consumidor final.

Desafios em diferentes nichos

Um dos grandes desafios da AeC nesse processo de deixar colaboradores felizes no ambiente de trabalho é colocar as pessoas no centro das atenções ao mesmo tempo em que é considerado o direcionamento dos acionistas. Esse equilíbrio, essencial para a manutenção do negócio, é descoberto diariamente.

A segunda questão a ser superada é a ampliação da diversidade em oposição à experiência do indivíduo e ao engajamento. O terceiro dilema é permitir o home office ao mesmo tempo em que é mantida uma sólida cultura organizacional e comunicação.

Por fim, o quarto desafio é a meritocracia, tanto reconhecer como premiar o desempenho. Superá-los pode ser algo complexo, mas é possível com estratégias adequadas. A seguir, será abordado um case que destaca uma abordagem da AeC em relação à questão meritocrática.

Estratégias adotadas pela AeC para superar obstáculos

“Top demais”, “tô de boa”, “tô pra baixo”… Com qual dessas expressões você definiria o seu dia? Colaboradores da AeC são consultados frequentemente por meio da Robbyson (plataforma gamificada de Gestão de Pessoas) para haver uma compreensão por parte da empresa sobre o humor dos profissionais diariamente. Com ela, é possível ouvir inúmeros indivíduos de modo rápido e simples.

E o interessante desse sistema é que o recurso não apenas faz essa mensuração, mas também colabora com a gestão de pessoas, gera resultados e contribui para a melhor performance do time. Para tal, são utilizados recursos como gamificação, acompanhamento de resultados, feedbacks e orientações de melhoria personalizados, só para citar alguns exemplos.

Com tudo isso, a Robbyson ajuda a cuidar diariamente de todas as pessoas da AeC, que fazem da empresa o que ela é. Sem o acompanhamento que ela propicia, seria muito mais desafiador para a organização atuar em oportunidades de melhorias que talvez sequer fossem identificadas.

Como a Robbyson é utilizada?

A plataforma Robbyson faz uma gestão individual de performance. Conforme o desempenho dos profissionais, alinhado aos parâmetros estabelecidos entre a empresa e os colaboradores, cada pessoa é classificada em grupos nomeados de Montanha, Águia, Nuvens ou Estrelas – ou então G4, G3, G2 e G1.

O desempenho individual gera ‘coins‘ (moedas), que são distribuídas de acordo com a performance. E elas podem ser trocadas por itens e experiências na Central de Trocas Robbyson.

Foco na meritocracia

A Central de Trocas Robbyson é conhecida como o “pulmão” da ferramenta. Por meio dos recursos de gamificação e premiação, os colaboradores obtem seus coins, conquistam itens de desejo expostos nas estantes virtuais e, principalmente, têm a certeza de que a empresa reconhece seus resultados.

A Central de Trocas oferece não apenas itens materiais, mas também rifas e presentes inusitados. É o caso da Folga Top Demais, que oferece um descanso de 30 dias com um bônus de R$ 1.500. É um dos sucessos da AeC em relação a motivar a adesão às metas.

Compreender a jornada do colaborador permite focar em diferentes necessidades dos profissionais, seja nas esferas cognitiva, emocional, social, comportamental ou sensorial.

Com a Central de Trocas, é possível proporcionar uma melhor experiência ao colaborador, reforçando os méritos. Na unidade da AeC em Campina Grande, por exemplo, foram disponibilizados ingressos para o camarote do maior São João do mundo. Já em Governador Valadares, entradas para a Expo Agro GV ficaram disponíveis na Central.

Para o planejamento das grandes rifas, mensalmente, a companhia estabelece premiações que são desejadas pela maioria. Além dos 30 dias de folga, algo já citado, há prêmios em dinheiro, notebooks, televisões, 6 meses de compras grátis em supermercados e outros.

Vale destacar que não são apenas os funcionários que passam por avaliações. Eles podem demonstrar satisfação com a Central de Notas com notas de 1 a 5. Isso ajuda a guiar mudanças em prol da melhor experiência para o colaborador.

Por dentro dos benefícios do projeto

O empenho da AeC em acompanhar a satisfação dos profissionais com o ambiente de trabalho proporcionou diversos resultados positivos. Por exemplo, o índice de felicidade dos colaboradores teve uma média de 97,8% entre janeiro e dezembro de 2022. A taxa de acesso ao sistema Robbyson ficou no patamar de 95,1%.

Nesse período, foram realizadas mais de 2 milhões de trocas nas centrais.

As ações geradas a partir da Robbyson impactaram positivamente em diversos indicadores. Para se ter uma ideia, houve uma redução de 31% no absenteísmo ao longo do ano de 2022. No mesmo período, registrou-se uma diminuição de 40% no turnover passivo.

Gostou de conhecer esse case? Para saber mais sobre como a AeC motiva os colaboradores e busca melhores resultados para todos os stakeholders, é só continuar a ler nosso blog.

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