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Satisfação do cliente

Virada de jogo: como a AeC contornou um cenário crítico e se tornou o principal parceiro de uma instituição de pagamento

São muitas as formas de medir a satisfação do cliente. Além do NPS (Net Promoter Score), existe também o NSS (Net Service Score), que se ocupa de compreender o quão satisfeito está o cliente ao realizar a compra ou contratação do serviço.

As escalas de avaliação utilizadas são as mesmas usadas no NPS (de 0 a 10). A pergunta que poderia representar o NSS é “Quão satisfeito você está com o produto/serviço da marca X?”

Essa forma de mensuração foi escolhida por uma empresa de serviços de pagamento para terem uma atuação mais estratégica no mercado em que atuam.

Desafio

A performance das operações de suporte técnico e central de atendimento por WhatsApp e voz não estava evoluindo da maneira esperada. Não havia análises qualitativas adequadas e, com isso, a correção da rota de atendimento acabava prejudicada, impactando diretamente no relacionamento com o cliente.

Dentre as principais necessidades estavam a de diminuir o tempo de atendimento, melhorar a qualidade do atendimento e, claro, evoluir positivamente na pesquisa de satisfação do atendimento.

Por trabalhar atendendo principalmente o varejo (clientes de pequenas e médias empresas) e gerentes de alguns bancos, era essencial que o atendimento estivesse bem preparado para atender às necessidades específicas desse público.

Desenvolvimento do projeto

Iniciado em fevereiro de 2022, o primeiro passo do projeto em direção à mudança foi a unificação das áreas de Qualidade, Digital e Melhoria Contínua dentro da operação. Com uma nova diretoria de Customer Experience, a estratégia e a tomada de decisão ficam mais alinhadas.

Depois dessa unificação, foram desenvolvidas ações para a equipe de atendimento, utilizando recursos tecnológicos já existentes que coletaram e trouxeram dados sobre as melhores práticas aplicadas na operação.

Outro ponto importante foi a qualificação dos operadores. Todos os colaboradores que estavam há menos de 2 meses atuando dentro da operação da instituição receberam novos treinamentos e capacitações, além da criação de uma célula de capacitação para novos colaboradores. 

Nesse espaço, os operadores são acompanhados e avaliados quanto aos conhecimentos adquiridos. Com o apoio da AeC, o treinamento trouxe uma nova forma de atuar, encantando o cliente.

Também foi implementado o acompanhamento diário das notas detratoras. Dessa forma, as equipes de Operação e Qualidade elaboram uma lista com todos os pontos de melhoria e propõem estratégias de atuação.

Para acelerar a performance, foi utilizada a metodologia ágil Scrum, identificando as lacunas e traçando ações para revertê-las. A partir dos diagnósticos, foram realizadas mensurações semanais da performance e ajustes de rota quando necessário. 

Benefícios e metas superadas

As estratégias propostas pela AeC logo começaram a trazer bons resultados. Já no primeiro mês de atuação, as transformações propostas foram implantadas. Toda a reestruturação trouxe resultados expressivos para a instituição financeira.

O impacto foi percebido no aumento da confiança junto à instituição, possibilitando a expansão da operação com a contratação de novas posições de atendimento, incluindo também novos segmentos. O escopo da operação dobrou de tamanho, e tudo isso de forma orgânica.

A AeC contribuiu para que seu cliente superasse um cenário crítico no relacionamento com seus clientes. Por meio de ações realizadas junto à equipe de operadores, como a conscientização do time, a revisão dos roteiros de atendimento e o fortalecimento do sentimento de pertencimento, a equipe passou a se sentir mais valorizada e motivada.

A realização de um fórum de oportunidades também trouxe muitos ganhos. Dessa forma, foi possível identificar as oportunidades de melhoria e fornecer consultoria para os ajustes de processos, resultando em atendimentos mais ágeis e contribuindo para uma maior eficiência na jornada do cliente.

De maio de 2022 a janeiro de 2023, houve um aumento de 13,3% nos índices da Central de Relacionamento de Voz, saindo de –1% para 12,2%.

Foram realizados:

  • 534 horas de diagnósticos;
  • Mais de 3 mil avaliações em apenas um trimestre;
  • 19 sugestões de melhorias nos processos.

A AeC no mercado

A AeC está entre as empresas líderes na entrega de soluções de experiência do cliente e gestão de processos terceirizados.

Servindo as principais marcas do mercado nacional, recebeu nos dois últimos anos o título de Empresa do Ano de BPO pela conceituada Frost & Sullivan. Líder também nas práticas de ESG, é reconhecida há oito anos consecutivos com o título de Melhor Empresa de Serviços pela Época Negócios 360°.

Com um olhar inovador, o seu diferencial está no modo como integra o cuidado com as pessoas e aplica tecnologia de ponta em seus processos, como inteligência artificial, robotic process automation, serviços em nuvem e ferramentas de analytics e segurança.

Atualmente, a AeC conta com 18 unidades distribuídas por 7 estados do país. É certificada pelo instituto Great Place to Work como uma das melhores empresas para trabalhar do país.

Quer se destacar em seu segmento com resultados de excelência em sua central de atendimento ao cliente? Entre em contato com a equipe da AeC!

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