AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

A moda é ser sustentável

Marcas utilizam materiais reciclados para produzir roupas

imagem: Divulgação

O mercado da moda sempre se alimentou de tendências. E em um mundo cada vez mais preocupado com a preservação de seus recursos naturais, nada mais natural que a sustentabilidade passasse a pautar, também, o design e a produção de roupas e acessórios.

Assim, marcas novas como Comas, Insecta Shoes, Mescla e Oriba tem chamado a atenção da mídia e dos consumidores ao utilizar em suas produções materiais como algodão orgânico, couro vegetal, garrafas PETs, fibras de banana, borrachas trituradas e restos de roupas que não foram utilizadas em outras confecções.

Com produções ainda em baixa escala, o principal desafio, por enquanto, é o preço final. Afinal, não basta apenas utilizar matérias-primas reaproveitáveis – é preciso que toda a cadeia de negócios também seja sustentável, com fornecedores e trabalhadores sendo remunerados de forma justa.

Por isso, iniciativas vem sendo tomadas para, inicialmente, incutir na mente das pessoas a ideia de um consumo consciente também no que tange a moda.

E na última semana de novembro, por exemplo, aconteceu em São Paulo o Brazil Eco Fashion Week – uma semana inteira dedicada à moda sustentável, com desfiles, palestras, showroom, rodadas de negócios, entre outras atividades de fomento a este mercado.