AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Inovação

Inteligência artificial contra a pneumonia

Cientistas desenvolvem sistema capaz de diagnosticar infecção pulmonar

imagem: Criative Commos

A pneumonia é uma das mais perigosas infecções pulmonares. E assim como a grande maioria das doenças, o segredo para o seu tratamento ser bem-sucedido consiste no diagnóstico precoce.

Pensando nisso, um grupo de cientistas da Universidade de Stanford, nos EUA, desenvolveu o CheXnet - um sistema de inteligência artificial capaz de oferecer maior precisão e agilidade no diagnóstico de uma pneumonia.

O CheXnet processa imagens a partir de uma imagem de raio-X do tórax de uma pessoa. Assim, analisando parâmetros específicos, o sistema é capaz de gerar um relatório estatístico em que são informadas as possibilidades de um pulmão estar, ou não, infeccionado. Um mapa de cores é também produzido, informando os níveis de contágio das diversas áreas de um pulmão.

Para chegar nesse ponto, os desenvolvedores do CheXnet alimentaram o sistema com inúmeras imagens de raio-X, além de diagnósticos elaborados por radiologistas a partir da análise de mais de 400 chapas de radiografia.

A expectativa é de que a tecnologia se espalhe rapidamente pelo mundo, acelerando e aprimorando o tratamento desta que é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o planeta.