AeC

Relacionamento com Responsabildade

Consultoria em TI

Fornecedora de Energia (Portal)

Fornecedora de Energia (Portal)

Desafios de TI


O ambiente Web 2.0 faz com que as pessoas deixem de ser consumidoras de informação para atuarem como colaboradoras e geradoras de conteúdo, contribuindo para a gestão do conhecimento organizacional. No cenário anterior ao projeto implantado pela AeC, uma grande fornecedora de energia elétrica já contava com um portal de intranet, porém, baseado em tecnologias obsoletas (html sem ferramentas de gestão de conteúdo, com visual datado e baixa visitação). O portal era pouco utilizado e agregava pouco valor à empresa, por possuir difícil atualização e administração centralizada. Não era uma ferramenta que provia colaboração e captura de conhecimento. O projeto de um novo portal foi consequência natural de uma iniciativa de gestão de conhecimento, que demandou um ambiente atraente e fácil de usar e atualizar.

 

Projeto AeC
 

A partir de uma parceria entre a equipe de TI e de Comunicação da fornecedora de energia, foram desenvolvidos dois portais de serviços: para profissionais internos (intranet) e clientes da concessionária (internet), com o objetivo de otimizar o fluxo de informações entre todas as áreas da empresa. A AeC desenvolveu um projeto multidisciplinar para a empresa, onde teve oportunidade de conhecer a fundo todas as suas áreas gerenciais, absorvendo um complexo universo de informações. Projetos como esse, baseados no conceito de web 2.0, estabelecem padrões como: padronização de templates de sites e de seu visual; orientação para utilização adequada do ambiente; respeito à identidade visual e marca do cliente; facilidade de uso e colaboração. Foi empreendida uma revolução interna na fornecedora de energia: hoje, cada uma das mais de 250 áreas gerenciais é consumidora e geradora de conteúdo.

 

Principais soluções implementadas
 

O cliente adotou a solução Microsoft Office SharePoint Server 2007 integrada ao Microsoft Office Commnunicator Server e Microsoft Exchange 2007. A AeC trabalhou durante 6 mil horas na customização do SharePoint, para criar novas ferramentas e tornar o software adequado às necessidades da empresa. Dessa forma, a fornecedora de energia pode ser atendido de ponta a ponta, com desenvolvimento de arquitetura da informação e layouts personalizados.  Foram realizados: levantamento e implementação de arquitetura da informação estruturada, provendo organização e acesso fácil às informações; criação de layout atraente e de fácil manutenção; estudo e implementação de infraestrutura robusta para suportar altíssimo número de acessos; implementação de diversas web parts customizadas que estendem suas capacidades visuais de multimídia, publicação de conteúdo e auditoria; capacitação dos membros da empresa para atuarem como provedores de conteúdo.

 

Benefícios
 

Autonomia e agilidade para alteração e inserção de conteúdos, sem dependência da área de TI; disciplina para o cumprimento das boas práticas preconizadas para esse ambiente; seleção, elaboração e exposição adequadas de informações; extensão da atuação dos usuários, passando a ser reconhecidos como agentes dessa transformação; maior valor agregado aos processos e à fornecedora de energia, com a automatização dos fluxos de trabalho; maior comunicação entre as áreas e maior eficiência na gestão de documentos. Além disso, o cliente percebeu o valor do investimento financeiro, podendo explorar todo o potencial das soluções Microsoft.