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Setor Automotivo

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​Desafios de TI


A área de Engenharia de Produtos de uma montadora precisava de um parceiro em PMO (Project Management Office) para auxiliá-la no controle de datas de desenvolvimento de projetos. Antes, esse processo era realizado através de planilhas de Excel sem integração. Ao longo do segundo semestre de 2011, a AeC desenvolveu para o cliente um sistema customizado para controle de um número significativo de projetos – para se ter ideia, cada novo veículo em linha de produção necessita de sinalizações específicas, assim como o desenvolvimento de novos produtos. Essa demanda da montadora reflete uma tendência forte nas empresas: cada vez mais, as áreas de PMO deixam de ser segmentos de TI para se tornarem braços de decisão do board. É a prova da evolução e amadurecimento do gerenciamento de projetos dentro das organizações.

 

Projeto AeC

 

A AeC desenvolveu um sistema customizado para a montadora, com base nas necessidades da área de Engenharia de Produtos e suas demandas por controle e gerenciamento de datas de projetos. Foi envolvida nesse processo uma equipe de PMP (Project Management Professional) da AeC formada por  gerente de projetos, profissional de desenvolvimento de SharePoint, especialista em design de interação/comunicação (para formatação de layout amigável, acessível e funcional) e teste de produto.  Reuniões quinzenais da AeC com o cliente garantiram o perfeito acompanhamento do sistema, que inicialmente atende a 20 profissionais e cinco projetos.

 

Principais soluções implementadas

 

A AeC utilizou nesse projeto as ferramentas do SharePoint integrado à base do Microsoft SQL Server, personalizando para a realidade específica da montadora uma série de aplicativos para o gerenciamento de atividades (como controle de datas, marcos de produção, com sinalização de “em dia”, “atenção” ou “em atraso”). Por ser uma ferramenta flexível e moldável, o SharePoint extraiu da base de dados do cliente (Microsoft Enterprise Project Management) informações sobre tarefas e subtarefas relevantes para os processos da área de Engenharia de Produtos. Com base em WBS (WorkBreakdownStructure), ferramenta de gestão que utiliza diagramas e árvores estruturadas para indicar graficamente um projeto, foram levantados requisitos, elaborados documentos e desenvolvidos cronogramas (considerando classificação de níveis).

 

Benefícios

 

A partir das informações coletadas, a AeC desenvolveu novas funcionalidades para um sistema que permite à área de Engenharia de Produtos da montadora visualizar gargalos e serviços mais impactados pelo descumprimento de datas, sendo possível criar bases de dados e históricos. Essas informações, consolidadas e integradas, auxiliam os gestores nas análises e tomadas de decisões, padronizando e aumentando a assertividade dos projetos. Com esta ferramenta em mãos, a montadora pode gerar relatórios de status, antecipar riscos e apontar tendências, com identificação de pontos de falha, visualização de prazos subestimados e melhoria das execuções propostas. Outro ponto positivo é o maior comprometimento de cada recurso envolvido nos processos sob gestão.