AeC

Relacionamento com Responsabildade

Consultoria em TI

Operadora de Telefonia

Operadora de Telefonia

Serviços de outsourcing de recursos de gerenciamento


Desafios de TI

No início das operações de uma operadora de telefonia em Minas Gerais, foi demandado um parceiro para cuidar do gerenciamento de todo o seu projeto de implantação de sites (pontos de apoio técnico da operadora em prédios, nível de rua, indoor, incluindo a locação de áreas, coordenação de infraestrutura e equipamentos de transmissão e radiofreqüência). Esta operação exigia um número grande de profissionais, para o acompanhamento e gerenciamento, inclusive, de trabalhos de campo. A AeC forneceu os recursos profissionais (pessoas) para a implantação de 860 sites do cliente. A parceria teve início em 2004 e, pelo seu sucesso, foi estendida a outras operações. Hoje, a AeC presta serviços de outsourcing de recursos de gerenciamento para a operadora em todo Brasil.

Projeto AeC

 Os trabalhos da AeC começaram com o start up da operadora no estado de Minas Gerais. A partir do projeto 3G da operadora e com o aumento da cobertura 2G no Brasil, a empresa demandou recursos para auxiliar sua expansão pelo país. Esse papel foi exercido pela AeC, que, nesse intermédio, também cuidou do start up da operadora na Região Norte. Além dos serviços de fiscalização de sites, recentemente a AeC assumiu um novo projeto: o gerenciamento de implantação de lojas em São Paulo, que envolve a abertura de 80 unidades em três meses, com o acompanhamento de trabalho de todos os fornecedores responsáveis pelo projeto, incluindo estudo de viabilidade e execução de obra. O papel da AeC é garantir as entregas em conformidade com o projeto (seguindo padrões do cliente) e cronogramas. No total, cerca de 80 profissionais da AeC trabalham na operadora.

Principais soluções implementadas

 Serviços de outsourcing de recursos de gerenciamento – com a adoção de ferramentas de EPM (Enterprise Project Management) da Microsoft, que oferece dados em real time, a AeC extraiu toda a capacidade do software e passou a gerar relatórios e cronogramas de trabalho para acompanhamento dos projetos. Aqui, vale destacar que o papel da AeC vai muito além da venda de soluções: a empresa oferece serviços customizados. Entre outras atribuições, a AeC é responsável, por exemplo, pelo gerenciamento do cronograma de instalações de redes da empresa. Esses recursos permitem que os gestores da operadora tenham controle sobre as informações, podendo agir preventiva e corretivamente. Atualmente, cerca de 50 pessoas da AeC estão locadas em 11 regionais para esta função. No total, a AeC é responsável pela gestão de quase 100 pessoas nos 27 estados brasileiros, o que representa um alto nível de complexidade.  A equipe é responsável pelo gerenciamento de projetos da operadora, com prestação de serviços para a área de Infraestrutura e Engenharia.

Serviços de fiscalização de sites – a AeC é responsável por fiscalizar e acompanhar os projetos de instalação de novos sites ou mesmo alterações de tecnologia em pontos necessários para operação. A empresa tem como missão garantir a confiabilidade de informações relativas ao andamento dos projetos, gerando relatórios consistentes e evitando deslocamentos e ligações que demandariam profissionais internos do cliente.

Benefícios

Go to market, devido à capacidade da AeC em mobilizar recursos, maior controle dos projetos, organização, cumprimento dos níveis de serviços acordados (SLA´s – Service Level Agreement), flexibilidade e padronização na contratação de profissionais, melhoria de processos, tempo de resposta rápido, melhoria na qualidade e dinâmica do gerenciamento, maior qualidade das informações geradas, visibilidade dos andamentos de projetos e processos, cumprimento de cronogramas e agilidade.

O que diz o cliente

 “Como ponto forte dos profissionais da AeC, há efetivamente um espírito de parceria, com respostas rápidas toda vez que são solicitados. O principal beneficio gerado é o bom andamento dos projetos, já que temos uma quantidade considerável de recursos. A equipe da A&C nos dá suporte ao gerenciamento de projetos e acompanhamento das construções em campo.”

Luiz Augusto Souza Costa, Infraestrutura da operadora de telefone – Matriz