AeC

Relacionamento com Responsabildade

Gestão em Saúde

Soluções em saúde pública para mães e b ...

Soluções em saúde pública para mães e bebês

Implantação do sistema de registro e acompanhamento de gestantes e crianças na primeira infância


Desafios

Acompanhar as gestantes mineiras e os primeiros passos das crianças nascidas no estado é uma tarefa desafiante para os órgãos públicos de saúde. Incentivar os cuidados durante a gestação e manter o controle clínico de mães e bebês em um território extenso são ações que exigem o contato constante com prefeituras e instituições de saúde em regiões diversas. A partir da criação de um programa social voltado para a redução da mortalidade infantil e materna, viu-se a importância e a dificuldade de se registrar as grávidas mineiras assistidas pela rede pública. A demanda por informações eficientes e condizentes com a realidade criou a necessidade de uma plataforma tecnológica que permitisse o cadastro e o acompanhamento de mães e crianças, por meio de um banco de informações integrado a uma rede de atendimento.

Projeto AeC

Diante do desafio de gerenciar as práticas de saúde de grávidas em todo o estado, a AeC desenvolveu um sistema composto por módulos customizados de seu conjunto de soluções para saúde, o Hospitale. Com ele, o cliente tem disponíveis serviços integrados de contact center e um banco de dados completo, em que ficam armazenadas informações das gestantes assistidas desde os primeiros contatos até o final do primeiro ano de vida da criança. O sistema foi implantado em 2011, e hoje conta com 205 mil mães e 62 mil crianças cadastradas. As madrinhas, como são chamadas as operadoras das cerca de 60 posições de atendimento atuais do programa, ficam disponíveis 24 horas por dia, realizando cadastros, lembrete de consultas e dando orientações.

Principais soluções implementadas

Para facilitar a interlocução direta com a gestante, sua família e os serviços de saúde do estado, foi criada uma central de atendimento telefônico, com o objetivo de favorecer o monitoramento da gravidez, do nascimento e do desenvolvimento da criança. Junto a ela, foi implantado um sistema de cadastro e identificação das mães, agilizando o conhecimento das grávidas assistidas e monitorando os dados coletados. A integração dessas soluções permite a mensuração dos indicadores de saúde do estado, além da gestão dos recursos e serviços necessários para garantir a assistência efetiva e o acompanhamento da gestação em todas as suas etapas.

Benefícios

A partir das soluções implantadas por meio do Hospitale, o governo passa a ter disponíveis ferramentas de contato direto com a população, além de informações diversas sobre as gestantes de todo o estado. O sistema disponibiliza relatórios baseados em recursos inovadores, capazes de mapear ocorrências como as consultas realizadas por unidade de saúde e a avaliação do atendimento recebido. Com a centralização e facilidade de manipulação dos dados, é possível levantar estatísticas essenciais para o direcionamento de ações estratégicas e a gestão de recursos públicos, favorecendo a melhoria da qualidade de vida de mães e bebês assistidos pelo programa.