AeC

Relacionamento com Responsabildade

Contact Center

Construção do site em João Pessoa (PB)

Inteligência, planejamento e tecnologia

Mais uma obra inovadora e sustentável


Desafios 

O negócio da AeC, em termos de infraestrutura, se divide entre sites próprios e espaços locados e adaptados para o atendimento das demandas dos clientes através de um processo envolvendo metodologia própria de planejamento e métodos construtivos inovadores e sustentáveis. No caso da opção por sites próprios, a AeC considera os pontos fortes e vantagens deste investimento, começando pela construção de um local totalmente adequado às atividades de call center, com: desenvolvimento de projetos de energia e climatização, ambiente horizontal, otimização de áreas de pontos de atendimento e de banheiros, com melhor acessibilidade e layout  que favorece o aproveitamento do tempo de trabalho, entre outros. Para se ter ideia da complexidade destas estruturas, deve-se considerar a necessidade de pedir reforço às concessionárias de energia em função do grande consumo no local; além de garantir padrões de ergonomia nos espaços físicos, respeitando, por exemplo, características ideais de iluminação e mobiliário.

No desenvolvimento dos seus sites, a AeC tem como parceira uma empresa de consultoria que analisa e aponta as cidades mais adequadas para a implantação das operações, considerando mão de obra disponível, benefícios fiscais, disponibilidade de fornecimento de energia e parcerias locais. Todos estes estudos foram feitos para a construção de um dos maiores sites da AeC, o de João Pessoa (PB).

Projeto AeC

Já operando em João Pessoa em ambiente locado, a AeC expandiu a operação com a opção pela construção do site próprio. Com área total de cerca de 6.200 m², 1.500 pontos de atendimento e 280 estações de trabalho para equipes de setores administrativos, o site terá uma capacidade final para abrigar 3.800 colaboradores. Com investimentos da ordem de R$ 28 milhões, o projeto teve conclusão recorde de seis meses, com finalização em agosto de 2013 e o envolvimento direto de 80 profissionais.

Totalmente customizado para operações de call center, o site foi concebido a partir de incentivos do município e soluções construtivas adequadas que têm impacto na qualidade e custo dos serviços da AeC, beneficiando seus clientes. O projeto é conduzido pela Gerência Executiva de Implantação de Obras e Expansões da empresa, Gerência Executiva de Escritório de Projetos e Gerência de Suprimentos.

Principais soluções implementadas

O site de João Pessoa está estrategicamente localizado numa área de fácil acesso para os colaboradores e com disponibilidade adequada de energia. A equipe do projeto foi envolvida nos processos jurídicos e de arquitetura, como documentação, pedido de alvará, solicitação de estruturas de fornecimento de energia e esgoto, numa interação grande com órgãos públicos e comunidade local. Os gestores lidam, a todo momento, com questões de prazo e custo, respeitando os escopos do projeto preestabelecidos.

O trabalho envolve desde obras civis, quando são executados serviços de terraplanagem, fundação, estrutura, obras elétricas e de cabeamento, aos detalhes de projetos de climatização, montagem do mobiliário e infraestruturas de TI. Paralelamente, são feitas aquisições de equipamentos e desenvolvimento de fornecedores, com prazos de entrega acordados. A AeC mantém um mesmo padrão de construção, com adequações necessárias e otimização de recursos com alternativas ecológica, como o sistema Solatube, usado para iluminação natural, e Ecobrisa, para climatização do ambiente com base no resfriamento evaporativo da água bem como renovação do ar no local.

Benefícios

Como principal vantagem, construir um site próprio significa preparar um ambiente, desde sua concepção, conforme as normas e padrões para o trabalho de call center. Um site concebido com dispositivos que economizam energia (com padrão de projeto para climatização e iluminação, por exemplo), incentivos fiscais e apoio das comunidades locais, representa preços mais competitivos para os clientes e payback mais rápido.

A cada projeto, a AeC busca inovar, mitigar e diminuir erros, garantindo maior vantagem competitiva. Além dos ganhos para o negócio, a empresa também atua de forma socialmente responsável, levando emprego a novas localidades. Muitos dos profissionais destes novos sites encontram na empresa sua oportunidade de primeiro emprego, ingressando no mercado de trabalho, adquirindo experiência e progressão na carreira (existem bons exemplos disso na AeC).