AeC

Relacionamento com Responsabildade

Consultoria em TI

Investimento na promoção da cultura

Investimento na promoção da cultura

AeC investe no maior portal de conteúdo do Brasil quando o assunto é cinema


Desafios

Investir na promoção da cultura é, sem dúvida, um valor para empresas como a AeC – tanto do ponto de vista de contribuição efetiva para a sociedade onde está inserida como de retorno para a marca. Nesse sentido, um dos projetos patrocinados pela AeC é o Cinema em Cena, o maior e mais tradicional portal brasileiro de conteúdo sobre cinema. Desde 2000, a AeC abraça este projeto, mas não apenas com investimento financeiro: a empresa enxerga no site um negócio e, como tal, trabalhou para profissionalizá-lo e torná-lo autossustentável. 

Projeto AeC

Quando o portal Cinema em Cena foi concebido, em 1997, já tinha um público grande, mas faltava a sua profissionalização. Os diretores da AeC, então, a partir de contatos com o idealizador do projeto do site, Pablo Villaça, perceberam que poderiam contribuir com sua visão gerencial e gestão empresarial. Então, a AeC passou a ser sócia do Cinema em Cena, com investimentos em infraestrutura, contratação de pessoal e produção de conteúdo.

Hoje hospedado no portal Terra e com arquivos construídos ao longo de 15 anos de existência, o Cinema em Cena é o maior portal de conteúdo do Brasil, quando o assunto é cinema. O site possui uma média de 1 milhão de page views mensais (sendo cerca de 600 mil visitantes únicos por mês). Esses números incluem os acessos ao site, blogs, foruns e podcasts. Com relação ao podcast, o programa é semanal e tem uma média de 4 mil ouvintes por edição; frequentemente, lidera o ranking de podcasts de cinema, arte e cultura mais escutados no iTunes.

Principais soluções implementadas

A AeC é responsável pela gestão financeira do Cinema em Cena, bem como investimentos em infraestrutura e gestão do negócio, o que inclui a promoção de ações de Marketing. Como os acessos ao site estavam muito grandes, a AeC investiu recentemente em novos servidores, ampliando a infraestrutura de rede. Em 2012, AeC contratou uma agência de comunicação para repensar soluções em programação e design para o Cinema em Cena; a última versão do portal foi desenvolvida por este parceiro. Em junho de 2013, a AeC apoiou a parceria com o Portal Terra, um dos maiores do Brasil, dinamizando o caráter de negócio do projeto. Como veículo de internet, o Cinema em Cena tem receita a partir de anúncios publicitários. Assim, com a parceria com o portal Terra, ele passa a comercializar os espaços do site. Atualmente, a equipe de redação conta com cinco profissionais, além de colaboradores que participam ativamente com a geração de conteúdo. 

Benefícios

Para o projeto Cinema em Cena, a participação da AeC imprimiu maior capacidade em termos de competitividade, transformando o site em uma empresa viva. Sem este suporte, dificilmente, o projeto teria a abrangência atual, com um número de acessos tão grande. Do ponto de vista de contribuição para a cultura e a sociedade, a AeC construiu uma plataforma digital reconhecida, para que mais pessoas tenham acesso a conteúdos de qualidade na web. O Cinema em Cena tem como diretor o crítico de cinema Pablo Villaça, o primeiro membro latino-americano a fazer parte da prestigiada Online Film Critics Society.